skip to Main Content
5 De Novembro AMANHÃ É O DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

5 de novembro AMANHÃ É O DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS – SINTARGS, comemora, no dia 5 de novembro, o Dia Nacional do Técnico Agrícola.

Os Técnicos Agrícolas são habilitados em Escolas Agrícolas autorizadas e o exercício da profissão se dá através da Lei Federal nº. 5.524/68 e seus Decretos Regulamentadores nºs 90.922/85 e 4.560/2002, os quais dispõem as atribuições da categoria, garantindo responsabilidade técnica por empresas de consultoria agrícola, comércio de defensivos agrícolas, projetos agropecuários e de crédito rural, seguro agrícola, pareceres técnicos, assistência técnica, CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), laudos de licenciamento ambiental, Receituário Agrícola, magistério, dentre outros.

Atualmente os técnicos tem duas grandes bandeiras. Uma delas é criação do Conselho de Fiscalização Profissional. A segunda bandeira é a aprovação do Piso Salarial de R$ 1.940.00. (PL em tramitação no Congresso Nacional).

Atuação profissional: O Técnico Agrícola em vários segmentos no setor primário Agropecuário, Governo Federal (diversos ministérios) , no Governo do Estado do Rio Grande do SUL (SEAPA, EMATER, IRGA, CESA, CEASA, Escola Agrícolas), Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de meio Ambiente.

No setor privado, o Técnico atua em Cooperativas Agropecuárias, Comércio de Insumos Agropecuários, Consultoria, Topografia, na condição de empregado, autônomo, empresário e produtor rural. Muitos Técnicos também atuam na política.