skip to Main Content
Programa Mais Água, Mais Renda

Programa Mais Água, Mais Renda

O SINTARGS acompanhou o lançamento do Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água, Mais Renda, pelo governador Tarso Genro e o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, lançaram nesta quarta-feira (14, no Palácio Piratini, o Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água, Mais Renda.

O que é: O programa incentiva a implantação de sistemas de irrigação, subsidia a aquisição de equipamentos e agiliza o licenciamento e a outorga de projetos de irrigação.

Objetivo: O objetivo é que os agropecuaristas gaúchos tenham maior produtividade e estabilidade na produção, estimulando o aumento na reserva de água nas propriedades rurais e o uso do sistema de irrigação.

Como acessar: os agricultores e pecuaristas familiares poderão acessar o Mais Água, Mais Renda através do Pronaf. O Estado vai pagar 100% da primeira e da última parcela do financiamento. Já o médio produtor terá recursos através do Pronanp, com o Estado cobrindo 75% da primeira e da última parcela. O grande produtor, que acessar financiamento através do Moderinfra, terá 50% da primeira e da última parcela subsidiadas pelo Governo Estadual.

LICENCIAMENTO FACILITADO: Para a construção de açudes de até 10 hectares e a irrigação de até 100 hectares não será necessário encaminhar projetos para analise da Fepam, bastando um projeto elaborado por técnico HABILITADO.

O programa Mais Água, Mais Renda foi elaborado pela Seapa, em parceria com as secretarias de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, de Desenvolvimento e Promoção ao Investimento, da Fazenda, do Meio Ambiente e Comunicação e Inclusão Digital.