skip to Main Content
SINTARGS Participa De Reunião Que Debate Criação Da ANATER

SINTARGS participa de reunião que debate criação da ANATER

Acompanhado dos deputados federais Giovani Cherini e Afonso Hamm, o presidente do SINTARGS, Carlos Coelho, participou (7), da reunião realizada Comissão de Agricultura da Câmara Federal em que foi aprovado, por unanimidade, o parecer do deputado Elvino Bohn Gass ao projeto do Governo Dilma que cria a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Bohn Gass avalia que seu relatório resgata a construção da política nacional de ATER que define princípios fundamentais como a gratuidade dos serviços e a opção preferencial pela agroecologia. Além disso, o parecer do deputado gaúcho estabelece como prioritário o diálogo da Anater com os governos estaduais e os órgãos oficiais de ATER e, ainda, amplia a participação das entidades de agricultura familiar no Conselho Assessor Nacional da agência.

Para o SINTARGS a consolidação da ANATER irá valorizar a Emater/RS e, consequentemente, a agricultura familiar.

O projeto segue para debate no plenário e após irá ao Senado.

Giovani Cherini, Afonso Hamm e Elvino Bohn Gass integram a Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural que trabalha na busca de maior estrutura orçamentária, melhor estrutura de gestão visando possibilitar a qualificação e capacitação dos agricultores e também fortalecer a condição dos extensionistas que precisam deste suporte.

Assessoria de imprensa SINTARGS.