skip to Main Content
Sintargs No Jornal Do Comércio

Sintargs no Jornal do Comércio

A iniciativa do Sintargs é notícia no Jornal do Comércio neste dia 13/06/2017. O jornal publicou a notícia sobre o Encontro dos Técnicos Agrícolas promovido pelo sindicato, com especial destaque para o importante tema da produção de etanol para o nosso estado.

Confira aqui a notícia ou leia abaixo:

Encontro vai debater produção de etanol a partir de fontes amiláceas

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Sintargs) promove, nesta quinta-feira, com início às 8h30min, no município, o Encontro dos Técnicos Agrícolas. O evento será realizado nas dependências da Expofeira 2017 e terá apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS). O engenheiro Vilson Machado, da Vinema Biorrefinarias do Sul, foi convidado para proferir palestra sobre a produção de etanol no Rio Grande do Sul, uma das bandeiras do Sintargs. Segundo o presidente do sindicato Luiz Roberto Dalpiaz Rech, para atender a demanda interna, que é de 1,3 bilhões de litros/ano, o Rio Grande do Sul busca o produto em outros estados, entre eles, Alagoas, distante 3,6 mil quilômetros. “Podemos nos tornar autossuficientes, produzindo etanol a partir de fontes amiláceas, utilizando como matérias-primas culturas de ciclo curto, como o arroz gigante, o sogro, o triticale e a batata-doce!, afirma o dirigente.

Embora seja um Estado essencialmente vocacionado à produção agrícola, o Rio Grande do Sul produz apenas 0,17% do consumo interno de etanol (anidro e hidratado). No encontro, também serão debatidos a criação do Conselho Federal e Regional dos Técnicos, em tramitação na câmara dos deputados, recituário agronômico e a situação dos técnicos agrícolas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O encerramento do evento está previsto para as 13h, com a realização da homenagem ao técnico agrícola e jornalista Edegar da Silva pela sua contribuição a categoria no Estado e no País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.