skip to Main Content
EXPOFEIRA 2017: Encontro De Técnicos Agrícolas Foi Um Sucesso

EXPOFEIRA 2017: Encontro de Técnicos Agrícolas foi um sucesso

Encontro de Técnicos Agrícolas, promovido pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS – SINTARGS, no dia 15 de junho, em Capivari do Sul, atingiu todas as expectativas da diretoria do SINTARGS.

Realizado nas dependências as EXPOFEIRA, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/RS, o encontro contou com a presença do prefeito Prefeito Marco Antônio Monteiro Cardoso, do Vice-prefeito Leandro Monteiro dos Santo, do Presidente da Câmara dos Vereadores Manoel Dias, do Vice-presidente da Câmara de Vereadores José Roberto Camargo dos Reis, do Deputado Federal Alceu Moreira, lideranças da região e da direção das escolas agrícolas de Viamão e de Osório.

A abertura contou com a palestra do Engenheiro Vilson Machado, da Vinema Biorrefinarias do Sul, que falou sobre a produção de etanol no RS, uma das bandeiras do SINTARGS. Segundo o presidente do SINTARGS, Luiz Roberto Dalpiaz Rech, para atender a demanda interna, que é de 1,3 bilhões de litros/ano, o RS busca o produto em outros estados, entre eles, Alagoas, distante 3,6 mil km. “Podemos nos tornar autossuficientes, produzindo etanol a partir de fontes amiláceas utilizando como matérias-primas culturas de ciclo curto como o arroz gigante, o sorgo, o triticale e a batata-doce”, afirma o dirigente.

Embora seja um Estado essencialmente vocacionado à produção agrícola, o RS produz apenas 0,17% do consumo interno de etanol (anidro e hidratado).

No encontro, também serão debatidos a criação do Conselho Federal e Regional dos Técnicos, em tramitação na Câmara dos Deputados, receituário agronômico e a situação dos Técnicos Agrícolas da EMATER, SEAPI e IRGA.

Homenagem ao Técnico Agrícola Destaque

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS – SINTARGS, prestou homenagem ao Técnico Agrícola EDEGAR DA SILVA pela sua contribuição ao movimento dos técnicos agrícolas no Rio Grande do Sul e no Brasil. O presidente do SINTARGS, Luiz Roberto Dalpiaz Rech e os diretores Dirceu José Boniatti e Nelmo Luiz Vargas destacaram as virtudes do Técnico Agrícolas Edegar da Silva bem como o seu empenho pela regulamentação da profissão e a sua luta permanente pelo engrandecimento do movimento dos técnicos agrícolas. “O Edegar, além de ser uma grande figura humana, é uma das maiores expressões do nosso movimento no Brasil.

Esta homenagem já vem tarde”, afirmou o presidente do SINTARGS. O evento foi prestigiado por autoridades, técnicos agrícolas, empresários, dirigentes da Associação por dos Ex-alunos da ETA – AETA e professores e alunos das escolas agrícolas de Viamão e Osório.

Homenagem ao Jornal do Comércio

O SINTARGS fez homenagem ao Jornal do Comércio pelos 85 anos de veiculação no Rio Grande do Sul. A Placa foi entregue ao seu representante pelo presidente do SINTARGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.